ONDE FICA S. LUZIA?

MENU

HOME

  .:  Barragem
  .:  História
  .:  Onde Fica
  .:  Como ir
  .:  Legislação

IMAGENS

  .:  Albufeira
  .:  Paredão
  .:  Arredores
  .:  Antigas
COLABORAÇÃO
  .: Entre em contacto
  .: Envio de Imagens
  .: Quem somos
 
O concelho da Pampilhosa da Serra que tem por sede a antiga vila do mesmo Nome, situa-se na Beira interior do território nacional. Pertence ao distrito e Bispado de Coimbra,  à província da Beira Baixa e é comarca.

Ocupa uma extensa área de cerca 396 Km2, sendo o maior concelho do distrito a que pertence. Integra as freguesias de Cabril, Dornelas do Zêzere Fajão, Janeiro de Baixo, Machio, Pampilhosa da Serra, Pessegueiro, Portela do Fojo, Unhais-o-Velho e Vidual de Cima.

SEDE DO CONCELHO

Relativamente aos limites fronteiriços, o concelho é limitado a Norte pelo município de Arganil, a Poente pelos de Góis e Pedrógão Grande, a Sul pelos da Sertã e Oleiros, e a Nascente pelos do Fundão e Covilhã.

MAPA GENTILMENTE CEDIDO PELO TERRITÓRIO DE OPORTUNIDADES
ABRA O MAPA

O enquadramento posicional deste concelho no conjunto do território português, com a Beira Litoral a Poente e a Beira Baixa a Nascente, permitiu-lhe uma situação de convergência entre estas duas importantes regiões do país.

Um outro factor determinante que terá contribuído para a fixação dos povos nesta região foi certamente a abundância de água. No concelho correm os rios Ceira a norte, o rio Unhais a meio e o rio Zêzere a sul. A par destes há outros cursos de água dignos de nota, nomeadamente as ribeiras de Carvalho, Praçais e Pessegueiro.

O território Pampilhosense é hoje bem diferente do da época da sua fundação. Até finais do século XVI, o concelho da Pampilhosa compreendia uma única paróquia, a de Nossa Senhora do Pranto da Pampilhosa, onde já se desenhavam quase todos os lugares que a integram actualmente......

"PATRIMÓNIO PAMPILHOSENSE

 

 
 
WEBSITE DA REDE DE SITES DA NET_PAMPILHOSENSE PARA QUALQUER ESCLARECIMENTO CONTACTAR O WEBMASTER